Pará

PT Pará realiza etapa estadual da Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação Política

Organizada pela Secretaria Estadual de Formação, etapa estadual da Conferência "Paulo Freire" inicia dia 28 de agosto no Pará.

ícone relógio20/08/2021 às 18:36:46- atualizado em  
PT Pará realiza etapa estadual da Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação Política

O Partido dos Trabalhadores do Pará lançou nesta semana o calendário das Conferências Virtuais “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT no estado. Ao todo serão três conferências regionais e uma estadual para debater o projeto político-pedagógico e a criação de um Sistema Nacional de Formação Política do PT. 

A primeira conferência regional ocorrerá, via plataforma Zoom, no dia 28 de agosto, às 9h da manhã, e deve reunir militantes dos municípios das regiões do Lago de Tucuruí, Salgado, Sul, Sudeste e Nordeste do Pará. Poderão participar os inscritos na Jornada Nacional de Formação e todos os filiados e simpatizantes, sem necessidade de inscrição prévia. Confira o link de participação clicando aqui.

A Secretária Estadual de Formação do PT Pará, Nazaré Cruz, falou sobre a importância da realização dessas conferências no estado e destacou a expectativa para a participação dos municípios nesta etapa estadual. 

“As etapas estaduais são o momento de mobilizar o partido em nosso estado para a vivência de um processo permanente de educação política e popular que permita a constituição de uma cultura formativa, além de reunir as contribuições da militância para construir coletivamente o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT”.

Etapa municipal

Além das etapas regionais, foi divulgado o período para realização das etapas municipais da conferência que devem ocorrer até o dia 15 de setembro. Para realizar a etapa municipal os diretórios deverão informar às instâncias estadual e nacional de Formação pelo menos cinco dias antes da data prevista, assim como formar uma comissão de organização e sistematização da conferência. 

A Comissão Organizadora é a responsável por encaminhar para a Secretaria Estadual de Formação o documento resultante da Etapa Municipal da Conferência até o dia 17 de setembro, visando a preparação da etapa estadual.

Etapa Nacional

A Etapa Nacional da Conferência será realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2021, e o documento final será enviado pela Secretaria Nacional de Formação Política ao Diretório Nacional do PT, encerrando a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Educação e Formação política do PT.

Confira o calendário completo das Conferências “Paulo Freire”:

• Conferências Municipais: até 15 de setembro.
28/08 Conferência Regional (Lago de Tucuruí, Salgado, Sul, Sudeste e Nordeste) - Link para participar
04/09 Conferência Regional (Região Oeste) - Link para participar
18/09 Conferência Regional (Guajarina, Marajó, Tocantina e Metropolitana) - Link para participar
25/09 Conferência Estadual - Link para participar
26, 27 e 28/11 Conferência Nacional

Assista o vídeo de lançamento da Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação do PT